Cidades em fotos

21 de mai de 2012

Fotos de Palmas – TO

Palmas é a capital e também a maior cidade do estado brasileiro do Tocantins. A cidade foi fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988.


Antes desta data, Palmas foi planejada inicialmente pelos arquitetos Luiz Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, sendo que a partir daí, a cidade começou a ser construída pelos trabalhadores que vieram do interior do Tocantins e de vários outros estados do país.


Entretanto, somente a partir do dia 1° de janeiro de 1990, é que Palmas passou a ser a capital definitiva do estado, já que antes a cidade ainda não possuía condições físicas de sediar o governo estadual.


Após 22 anos, a população chega aos 235 315 habitantes, sendo que 70% das quadras habitadas já estão pavimentadas. O mesmo ocorrendo com saneamento básico e água tratada que chega a 98% da população.


Segunda capital mais segura do Brasil (superada apenas por Natal), é também, a última cidade do século XX completamente planejada, já que a cidade nasceu e foi projetada desde o início para ser a capital.


O crescimento de Palmas foi demasiado grande durante a década de 1990, para se ter uma ideia, em 1991 a cidade tinha uma população de 24.261 habitantes. No ano de 2000, a cidade já contava com 130.528 habitantes.


O relevo está caracterizado pelas Serras do Carmo e do Lajeado, que constituem um relevo basicamente escarposo, sendo que a cidade se mantêm em uma 'planície' entre a Serra e o lago represado.


O principal rio que banha o município de Palmas é o Rio Tocantins. O trecho deste rio que banha o município faz parte do lago formado pela Usina Hidrelétrica de Lajeado, que fica localizada a pouco mais de 54 km ao norte da cidade, no município vizinho de Lajeado.


Palmas, a Capital do estado de Tocantins, ainda é um canteiro de obras e é chamada de "capital das oportunidades" e tem atraído milhares de pessoas que, em busca de trabalho, migram para a nova fronteira econômica do País.


Palmas encontra-se localizada próxima à rodovia BR-153 (também conhecida como Rodovia Belém-Brasília). Pela BR-153, o município tem acesso às principais cidades do Tocantins e demais regiões do país.
 

As empresas que operam o sistema de transporte coletivo na cidade são a Expresso Miracema, a TCP e a Palmas Superurbano. Na cidade existem seis terminais de integração, sendo que cada um deles recebe o nome de uma das tribos indígenas do Tocantins.

Acesse o MapasBlog e veja diversos mapas de Palmas - TO.

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

2 comentários:

  1. Anônimo7/15/2013

    Estas fotos estão desatualizadas, Palmas hoje está muito mais verticalizada e sem tantos espaços, e sua população se aproxima de 300 mil, estás fotos deve ser do inicio os anos 2000.

    ResponderExcluir
  2. Sou curitibana, da terra do leite quente. E pergunto: Afinal,o que as pessoas de Palmas gostariam de ter a'i e ainda nao tem? Talvez eu possa montar um neg'ocio, em Palmas: uma creche com aulinhas de teatro e musica pros pequenos, ou uma escola de teatro de verdade, ou uma escola de circo, com picadeiro, trap,ezio, malabarismo e palhaços? ou uma casa bem lindona toda decorada pra ser a mais linda casa de festa das crianças de Palmas, ou...ou...ou...?. Por isso estou pedindo ideias e sugestoes. Muito Obrigada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acompanhar novas postagens deste site