14/03/2012

Fotos de Goiânia – GO

Goiânia é a capital do estado brasileiro de Goiás e de acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, sua população era de 1.318.148 habitantes, sendo o décimo segundo município mais populoso do Brasil.


A Região Metropolitana de Goiânia possui 2.206.134 habitantes, o que a torna a décima região metropolitana mais populosa do país.


Situa-se no Planalto Central, a 209 quilômetros a sudoeste do Plano Piloto de Brasília e é um importante polo econômico da região, sendo considerada um centro estratégico para áreas como indústria, medicina, telecomunicações e agricultura.


Assim como algumas outras cidades brasileiras, Goiânia desenvolveu-se a partir de um plano urbanístico, tendo sido construída com o propósito de desempenhar a função de centro político e administrativo do estado de Goiás.


Foi fundada em 24 de outubro de 1933, absorvendo, em 1937, da cidade de Goiás, a função de capital do estado.


Goiânia destaca-se, entre as capitais brasileiras, por possuir a maior área verde por habitante do Brasil, perdendo apenas para Edmonton no mundo.


Suas cidades limítrofes são Nerópolis e Goianápolis ao norte; Aparecida de Goiânia ao sul; Senador Canedo e Bela Vista de Goiás ao leste; e Goianira e Trindade ao leste.


Goiânia está em uma região de superfícies aplainadas, numa região de altitude média de 749 metros. O solo da cidade é de cor avermelhada.


Goiânia é conhecida por ter o maior índice de área verde por habitante do Brasil e o segundo no mundo. Mantendo uma taxa de arborização de cerca de 30% do seu território, Goiânia dispõe de um bom número de parques municipais.


Goiânia situa-se num importante entroncamento rodoviário brasileiro. A BR-153 corta a periferia da cidade, conectando-a ao norte e ao sul do país e se encontrando com a BR 060, que liga a cidade a Brasília, num extremo, e a Campo Grande, no outro, prosseguindo até a divisa entre Brasil e Paraguai.


Do Aeroporto Internacional Santa Genoveva-Goiânia partem vôos regulares para quinze cidades brasileiras.

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhar novas postagens deste site