Cidades em fotos

10/11/2012

Fotos de Blumenau – SC

Blumenau é um município brasileiro da Região Sul, localizado no nordeste do estado de Santa Catarina, na mesorregião do Vale do Itajaí e microrregião de Blumenau.


A população total estimada em 2008, segundo dados do IBGE, era de 296.151 habitantes. Ainda assim, Blumenau é o terceiro município mais populoso do estado.


A cidade possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas no nos hábitos dos imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã, com a Oktoberfest, a segunda maior festa sobre cerveja do mundo que ocorre sempre no mês de outubro.


Blumenau tem destaque nacional em diversos setores da economia, sobressaindo-se informática e particularmente indústria têxtil — com empresas de porte nacional e internacional, como a Companhia Hering.


Apesar dos problemas urbanos, Blumenau conta com um dos maiores índices de desenvolvimento humano do Brasil e uma cobertura vegetal crescente, sediando o Parque das Nascentes, maior parque natural municipal do país, e o Parque Nacional da Serra do Itajaí.


A cidade é banhada pelo Rio Itajaí-Açu e propensa a enchentes, constantes na história do município, inclusive tendo protagonizado algumas de repercussão nacional, como as enchentes de 1983-1984 e 2008.


Blumenau possui um relevo muito acidentado, caracterizado por serras na região sul e vales na região norte. Um dos pontos culminantes mais conhecidos da cidade é o Morro Spitzkopf, com aproximadamente 940 metros de altura. A altitude média é de 21 metros acima do nível do mar.


Apesar de figurar no quarto lugar entre as maiores economias de Santa Catarina, atrás de Joinville, Itajaí e Florianópolis, possui uma forte influência no estado, pois junto com Joinville e Itajaí, são os maiores centros industriais de Santa Catarina.


O Aeroporto de Blumenau atende somente aeronaves de pequeno porte. Possui uma pista de 1.450 metros de comprimento e opera diariamente até o pôr do sol em condições visuais.


O sistema de transporte coletivo é inspirado no sistema utilizado em Curitiba, considerado referência internacional, e composto por seis terminais urbanos integrados.


Blumenau está a 130 km da capital Florianópolis.
Vindo do Norte, o acesso é pela BR-101 até Navegantes, depois pela BR-470.
Vindo do Sul, o acesso é pela BR-101 até o trevo de Itajaí, depois pela SC-470.
Vindo do Oeste de santa Catarina, o acesso é direto pela BR 470.

Acesse o MapasBlog e veja diversos mapas de Blumenau.

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acompanhar novas postagens deste site