01/08/2012

Fotos de Montevideo - Uruguai

Montevideo é a capital e maior cidade do Uruguai. É também a sede administrativa do Mercosul, da ALADI e capital do departamento homônimo, o de menor extensão entre os dezenove existentes.


Localiza-se na zona sul do país, às margens do rio da Prata. É a cidade latino-americana com a melhor qualidade de vida e se encontra entre as 30 mais seguras do mundo.


Em 2004, possuía uma população de aproximadamente 1 325 968 habitantes. Porém, considerando-se sua área metropolitana, Montevidéu alcança 1 968 335 habitantes, aproximadamente a metade da população do país.


Montevidéu se encontra em uma zona geográfica caracterizada como principal rota de exportação de cargas do Mercosul. Conta com uma baía ideal, que forma um porto natural, o mais importante e mais movimentado do país.


Localiza-se na margem oriental (leste) do Rio da Prata (Río de la Plata) com 67 quilômetros de costa. Montevidéu tem um clima temperado com média anual de 16 °C. O inverno é muito vento, úmido e nublado. O Verão é quente e úmido, com pouco vento.


A cidade é sede política e financeira do país. É em suas indústrias que são processados os derivados da lã, carne e couro vindos das criações do interior do país para exportação.


Montevidéu também concentra indústrias calçadistas, alimentícias e têxteis e de base como de cimento, de construção naval e exploração de petróleo. O turismo é uma das atividades econômicas mais importantes de Montevidéu.


A cidade é um entroncamento no transporte viário ou ferroviário do país e é servida pelo Aeroporto Internacional de Carrasco, o maior do país, e pelo Aeroporto Internacional Ángel S. Adami.


Seu porto é o local de entrada de grande parte do comércio externo do Uruguai.


Há barcos diretos que ligam Montevideo a Buenos Aires num trajeto de cerca de 3h, com várias saídas diárias, chegando ao bairro de Ciudad Vieja, ao lado do Mercado Central. Existe também a opção de buques rápidos, 1h de viagem).


Para quem parte de Porto Alegre, Brasil, há duas opções: uma que entra no Uruguai via Chuí e outra via Jaguarão. Do Chuí a Montevidéu, é só continuar na Rota 9. Leva por volta de 4 horas e meia.

Acesse o MapasBlog e veja diversos mapas de Montevideo.

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhar novas postagens deste site