20/03/2012

Fotos de João Pessoa – PB

João Pessoa é a capital do estado brasileiro da Paraíba. É conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de no município estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, onde o Sol nasce primeiro nas Américas.


A cidade possui 675,000 habitantes e sua região abriga atualmente uma população de 1.146.461 habitantes. IBGE/2009.


Durante a ECO-92, a conferência da ONU sobre o meio ambiente, João Pessoa recebeu o título de "segunda capital mais verde do mundo". Segundo um cálculo baseado na relação entre número de habitantes e área verde, a cidade perderia apenas para Paris.


João Pessoa é uma das capitais de melhor qualidade de vida da Região Nordeste, possuindo diversos locais que auxiliam a população da cidade a obter uma vida saudável e de qualidade.


Há praças que apresentam equipamentos de ginástica, ciclovias e também é lei o fechamento de parte da orla para caminhadas nas manhãs (das 5 às 8 horas da manhã); é a capital menos desigual do Nordeste, segundo o IPEA.


A altitude média em relação ao nível do mar é de 37 metros, com altitude máxima de 74 metros nas proximidades do rio Mumbaba, predominando em seu sítio urbano terrenos planos com cotas da ordem de 10 metros, na área inicialmente urbanizada.


A capital paraibana conta com um litoral de cerca de 24 quilômetros de extensão, 9 praias só no município, fora as praias da Região Metropolitana.


O transporte público na cidade de João Pessoa é feito, em grande parte, por linhas de ônibus, sendo uma das capitais com a maior frota de ônibus do Nordeste.


Existe também uma linha de trem da CBTU, de circulação diária, que cobre a maior parte da Região Metropolitana, com extensão de 30 km. Conta com nove estações de passageiros e interliga as cidades de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, com o transporte aproximado de 7.500 passageiros em 15 viagens diárias.


A cidade também conta com o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado na cidade limítrofe de Bayeux, dentro da região metropolitana e distante 13 km do centro.


O porto fica no Município de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, é utilizado para transporte de mercadorias e também é um terminal de passageiros. Em Cabedelo existe um transporte de balsa e ônibus-lancha, que atravessa o Rio Paraíba, permitindo a ligação com o município de Lucena.

Veja os mapas de João Pessoa - PB

Localização por satélite

Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhar novas postagens deste site